Já parou para pensar em qual é a imagem que o seu público-alvo tem de você? Esse aspecto é extremamente importante para quem quer ter sucesso. A boa notícia é que, com branding pessoal, dá para construir uma imagem excelente e impactar todo o público.
O caminho até essa excelência é pavimentado por algumas práticas. Uma das primeiras é o autoconhecimento. Sim, se conhecer mais te ajuda a se destacar no mercado e atrair mais clientes.
Quer saber quais são os outros passos?
Continue por aqui e saiba tudo sobre branding pessoal! Os resultados, para sua carreira profissional, podem ser muito melhores do que você imagina!
O que é branding pessoal?
Na tradução literal, branding significa marca. O conceito, bastante usado por empresas, também pode ser aproveitado (particularmente) por profissionais, sabia?
O branding pessoal, então, significa o gerenciamento de sua própria imagem e conhecimento como pessoa.
A prática, nesse caso, envolve mostrar quais são os seus conhecimentos, objetivos e, principalmente, como você pode ajudar seus clientes.
Tudo isso aumenta a sua autoridade perante os concorrentes e o mercado como todo, ou seja, melhora o seu branding pessoal.
Benefícios de criar um branding pessoal
No tópico anterior, já demos indícios de que o branding pessoal é algo muito importante.
Agora, vamos falar mais detalhes sobre as vantagens. Aproveite para saber mais do assunto e, claro, entender como a sua marca pessoal pode melhorar.
Os benefícios são os seguintes:
Reforça suas qualidades e diferencial
Saber como fazer branding ajuda a ressaltar as suas qualidades e, consequentemente, a deixar seus diferenciais em evidência.
Afinal, pense: no trabalho de construção de marca pessoal, é preciso buscar o aprimoramento.
Ao mesmo tempo, também definir seus objetivos. Com isso, os pontos fortes realmente ganham mais espaço.
Aproxima você de potenciais clientes
O desenvolvimento profissional também te coloca em destaque, em relação aos seus concorrentes e ao mercado todo.
Esse é um aspecto fundamental para os seus clientes em potencial te enxergarem mais. Ou seja, é uma forma de aproximar o seu trabalho do seu público-alvo.
Sendo assim, busque sempre pela melhoria contínua. Os resultados podem ser surpreendentes.
Entrega valor ao seu público-alvo
Mais um benefício do branding pessoal é a entrega de valor ao público-alvo.
Isso porque, você passa a focar mais nos seus objetivos (como profissional que deseja fazer a diferença).
Além disso, tem o papel de pensar em como entender mais dos clientes e, assim, sanar as “dores” deles.
Vale ressaltar que profissionais que conseguem melhorar a experiência dos clientes, sem dúvidas, crescem bem mais.
Constrói uma boa reputação
Imagina que você entregue valor a todo tempo para o seu público-alvo, certo?
Com isso, as pessoas naturalmente vão indicar o seu trabalho. A consequência disso também é o reconhecimento de todo o público-alvo.
Sem contar que outras marcas e o mercado inteiro, também, vão te enxergar como aquele profissional de sucesso.
Aumenta as chances de indicações
A boa reputação, ainda, está ligada às chances de indicações.
Quando outros profissionais e empresas te enxergam como alguém de destaque, eles podem te convidar para: projetos rápidos e trabalhos de longa duração.
Aliás, o reconhecimento também gera muito mais networking para você. Nunca é demais lembrar que fazer novos contatos é algo excelente.
Isso não só por causa de indicações, mas para ganhar mais conhecimento sobre sua área.
Como desenvolver um bom branding pessoal?
Já sabemos o que é branding pessoal e quais são as vantagens dele. Falta ainda, claro, entender como desenvolver uma imagem interessante. Os passos são até mais simples do que se imagina.
Veja só como melhorar sua imagem pessoal:
Busque autoconhecimento
Lembra que falamos que o branding pessoal ressalta suas qualidades? Pois bem!
Mas, antes de chegar a isso, é preciso definir: no que você é bom? Ou seja, quais são suas habilidades que se destacam entre outros profissionais?
E é exatamente aqui que entra, também, o autoconhecimento. Procure cursos, autoavaliações e psicoterapias que te ajudem a se auto descobrir.
Tenha em mente como as pessoas te enxergam
Existem alguns pontos que passam despercebidos por nós mesmos. Por exemplo: quem tem um jeito mais sério, às vezes, pode passar uma imagem de bravo.
Por isso é tão importante saber como os outros te enxergam. Busque essa informação pedindo feedbacks para colegas de trabalho, amigos e familiares.
Encare toda opinião como uma forma de aprimorar o seu branding pessoal.
Conheça o público que você quer comunicar
A boa comunicação é a ponte entre você e o seu público-alvo. E para falar a língua deles, é preciso saber em qual perfil essas pessoas se encaixam.
Uma ótima dica é construir o seu tom de voz, que será usado em qualquer tipo de comunicação.
Por exemplo, o seu público é mais jovem ou mais velho? É possível falar com eles de modo despojado ou bem formal? Quais palavras e exemplos são mais indicados para eles?
Além disso, defina por onde você vai se comunicar, ou seja, quais canais são mais acessíveis para seus possíveis clientes.
Defina a sua marca e quem é você
Outro ponto ligado ao conceito branding pessoal é a definição de marca.
Para isso, pense em qual é o objetivo do seu trabalho. Assim como muitas empresas fazem, também vale definir missão, visão e valores para sua própria marca. Isso ajuda a criar um foco de atuação.
Além disso, estabeleça um logotipo, slogan, cores e tipografia para usar em suas comunicações. Esses elementos também facilitam a identificação da sua marca por parte do público.
Em seguida, pense no seu perfil, sobretudo, em seus propósitos de vida. A marca definida condiz com isso? Tudo deve estar muito bem alinhado.
Utilize de recursos digitais
A tecnologia é um ótimo braço direito para você ser visto. É possível usar as redes sociais, por exemplo, para mostrar como é o seu trabalho.
Outra grande dica é aproveitar os cartões de visita digitais, opções mais práticas, sustentáveis e econômicas.
Basta baixar um aplicativo, desenvolver seu cartão de visita e pronto... Compartilhe com quem e quando quiser por e-mail, redes sociais, WhatsApp e afins.
É muito importante criar um impacto positivo logo de cara. Os cartões de vidita digitais te ajudam com isso.
Qual a diferença entre branding pessoal e marketing pessoal?
O que acontece é que o branding pessoal é muito mais amplo. O conceito envolve a construção da sua imagem, conhecimentos e tipo de comunicação para impactar o público-alvo.
Já o marketing é mais voltado ao uso de ferramentas e estratégias de vendas. Digamos assim que ele não foca tanto na teoria (construção) da marca. O objetivo é mais a ação de impactar o público-alvo, seja por meio de anúncios, promoções, etc.
É claro que ambos os conceitos não só podem como devem andar juntos. Assim, há muito mais chances de você ter sucesso no mercado.
Conclusão
Neste conteúdo, você pôde entender mais sobre branding pessoal.
Lembrando que o termo significa marca pessoal. Na prática, isso é a ação de construir sua própria imagem e reputação.
O objetivo desse esforço é o de te colocar em destaque no mercado profissional e, claro, poder impactar o seu público-alvo.
Aproveite todas as dicas que comentamos por aqui, sobretudo, invista no seu cartão de visita digital. Criar um impacto positivo, logo na sua apresentação, pode abrir muitas portas de trabalho! Conte com a ClickCard para fazer seus cartões de visita modernos, práticos e econômicos!